MEIO AMBIENTE CONTOS do TIO LELÉ



Washington Luiz Sales ou simplesmente "Lelé", como é conhecido pelos amigos, nasceu em Santo André - SP, no dia 8 de fevereiro de 1961. É professor de Filosofia, História e Geografia, graduado pela Universidade Metropolitana de Santos e Faculdade Senador Flaquer, de Santo André. Como professor, já desenvolveu vários projetos voltados para questões político-sociais e ecológicas. É autor de várias peças teatrais (infantis, infanto-juvenis e para adultos) e inúmeros contos infantis
A BORBOLETA “LETA” e o TATU “TUTA” apaixonado.

De tanto ver a borboleta “Leta” defender o meio ambiente, o tatu “Tuta” ficou apaixonado, quase doente. Os outros animais se divertiam muito com essa situação, aliás era o comentário em toda a floresta... Ele não estava nem aí pois, só tinha olhos para aquela linda e guerrilheira borboleta “Leta”.
A borboleta deu espaço ao tatu para que colocasse todo seu sentimento em relação à ela, ou seja, para que ele falasse tudo o que realmente estava sentindo ... Ele nada dizia, não conseguia !
A esperta borboleta aproveitou a situação e chamou sua atenção dizendo: - Tatu, temos uma grande luta de preservação ambiental. Esse amor dedicado a mim me comove e me deixa ainda mais forte... Mas, preciso dedicar todo meu amor não só a você mas, também às causas sociais do nosso mundo ... Estamos quase entrando em extinção ... O mundo precisa de nós !!!
O inteligente tatu fez de conta que entendeu e entrou no grupo de apoio à borboleta ... O tempo foi passando e o tatu dedicava seu amor intenso não só a seguir os passos da borboleta mas, também a atos de amor intenso à defesa do meio ambiente porque isso aprendeu com “LETA”, a borboleta ... O AMOR é o sentimento maior para que objetivos sejam conquistados... Borboleta e tatu juntos estão inseridos nesse processo de defesa ambiental com muito amor e é assim, com esse sentimento de amor à sua terra, que eles te convocam: - DEFENDA SEMPRE O MEIO AMBIENTE, porque sua vida é inteiramente dependente dele.

Obs: Faça sempre como o tatu, respeite a posição dos outros porque com esse tipo de respeito, estará sempre aprendendo.



EDUCANDO:
- Se poluirmos nossos lagos, rios e oceanos, vamos definitivamente envenená-los.
- Nossas águas absorvem um pouco dessa poluição ... Existe um limite, e se não respeitarmos esse limite, devemos então dar adeus à várias espécies que vivem em nossas águas.
- A interferência humana na natureza deve ser de forma responsável porque inteligente o homem é !
- Se é inteligente, o bicho homem pode criar mecanismos de defesa de nossas águas ... Evitem jogar lixo dentro dos oceanos, rios e lagos ... Que tal fazermos nossa parte começando com esse pequeno gesto ?
NÃO SOU BONECA ... SOU A FANTASMINHA TECA
- Sou a TÉCA, uma fantasminha bem pequenininha... Nasci no dia dezoito de setembro de dois mil e quatro. Ainda não sou uma boneca ... Mas, tenho uma certa facilidade de aprendizado ... Acreditem ... Já sou experiente nas questões do meio ambiente.. Aliás fui criada para isso, ou seja, para defendê-lo.
- Estou sempre crescendo educacionalmente , junto com você tenho certeza que vamos transformar esse planeta ... Vamos deixá-lo lindinho e bonitinho prá “eu” continuar visitando-o.
- Nosso objetivo deve ser o seguinte: deixá-lo prontinho para que possa
ser explorado de forma inteligente por qualquer humano... Vamos nos agrupar e discutir os próximos passos da humanidade que caminha “desorientada” a passos de girafa... Nós, podemos caminhar a passos de formigas e com muita vontade de revolucionar... Se todos nós, fantasmas e humanos caminharmos juntos, chegaremos antes da “degradação”, mesmo não acontecendo a passos largos de girafa.
- A girafa é um exemplo de passos largos e compassados. O homem caminha “explorando”, achando que esses passos também são dados por ele, de forma ordeira e elegante ... É um absurdo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
- Não condenem a girafa ... Nada de trocadilhos ofensivos !


EDUCANDO:

SOLO: Historicamente, sabemos que o solo é capaz de neutralizar a acidez de uma chuva... Mas, essa capacidade não dura para sempre, porque são inúmeros os poluentes lançados nessa direção.
O progresso químico e tecnológico produz cada vez mais produtos “mortais” à natureza.
VOCÊ SABIA ????

- Que 3% das águas do planeta são doce e somente 1% é água potável.
Devemos cuidar das águas potáveis do Brasil ... Os piratas estão de olho nesse território extremamente rico.

EDUCANDO




QUEM SÃO OS PIRATAS ???


Os piratas são aqueles que conseguiram em pouco tempo acabar com seu verde e suas águas potáveis, agora querem, sem respeito algum e a todo custo, dominar nossas terras nos colocando em dívidas, com juros absurdos... Os piratas são os países dito de primeiro mundo, que também crescem os olhos em nossas “matérias-prima”... Os piratas são os verdadeiros responsáveis por nosso planeta estar doente ... Devemos dizer um “não”, a neo-colonização que pode acontecer de forma colonizadora como antigamente.
Não queremos GUERRA... Mas, não podemos aceitar imposições oriundas de interesses mesquinhos ... Todo o bem natural é da humanidade e isso as grandes potências não entenderam ou até entenderam mas, fazem vistas grossas.
A nossa água deve ser do mundo sim... Desde que nós possamos de forma ordeira fazer sua distribuição... Querem nossa água porque através dela irão ter alibi para dominar ainda mais o planeta.



NEO-COLONIALISMO: Dominar sem estar de corpo presente, através de imposição cultural, econômica ou até mesmo educacional, etc ...

COLONIALISMO: Dominar de corpo presente, ocupar espaços, fazer do mundo um império sobre determinada liderança. EX: PORTUGAL/BRASIL, o domínio português em nossas terras.

Montagens